segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Primeiro final de semana

Depois de alguns dias em Fort Providence comeco a entender a vida aqui. Talvez meu primeiro objetivo, como ensinar teatro nao seja o esperado pela escola, as criancas talvez nao recebam bem, elas querem eh jogar futebol. O que eu percebo talvez, o que a escola ve como um ploblema, para mim simplesmente eh o fato dessas criancas nascerem com o espirito de liberdade, sao indios, e isso eh muito forte na sua cultura. Talvez eu consiga compreender alguns comportamentos.
Meu final de semana foi de treinamento com arco e flecha, um tanto divertido, mas apenas com um alvo desenhado em um enorme papel, matar um animal talvez nao seja algo tao familiar. Mas sempre estarei aberto ao novo, assim posso aprender mais. A adaptacao em outros ambientes eh uma dadiva do homem.
Conheci tambem um jogo da DENE NATION (ha um longo tempo atraz, talvez 2000 anos, os chineses chegaram com seus navios e desembarcaram, formando uma nacao aqui, alguns sao os ESQUIMOS, mais ao norte e outros DENES, aqui), o jogo eh simples, de adivinhacao, aonde esta escondida a pedra, na mao direita ou esquerda? Mas esse jogo eh feito ao som da musica DENE, com uma especie de instrumento nativo, que eles chamam simplesmente de DRUNS, percusao. O som eh contagiante e mexe com nosso espirito ancestral.
Ontem tabem tive momentos especias, como conhecer o GREAT SLAVE LAKE, o segundo maior lago do Canada, parece um oceano. Aqui tem muitos rios, belas paisagens que ficarao guardadas para sempre em minha memoria.
Aqui esta frio, mas normal para o lugar, no Brasil as pessoas estariam tremendo, aqui as pessoas ficam so de camisa, o frio extremo ainda nao chegou. Esta 9 graus celsius. Mas sinto que a cada dia fica um pouco mais frio.
Hoje tive meu primeiro sonho em ingles. (rsrs). Ontem a noite tive um intensivo estudo da lingua.
Eu esperava um pouco mais de rusticidade aqui, minha casa eh muito boa, talvez por eu estar em um pais de primeiro mundo. A tecnologia chegou forte, a alimentacao eh toda pronta comprada em mercado. As pessoas nao cozinham, as frutas sao de mentira, sao perfeitas, mas isso nao eh bom, as frutas brasileiras sao melhores, sao da arvore, rsrs, aqui sao de alguma maquina de fazer frutas.. rsrs..
O que eu sinto tambem eh que nao eh dado valor a cultura aborigene, principalmente pelos que nao sao aborigenes e enxergam como algo ultrapassado, talvez essa seja minha missao principal, de resgate.


PS:. ainda nao estou colocando fotos porque meu laptop eh brasileiro, preciso de um adaptador para liga-lo.

"SEJA QUAL FOR O SEU SONHO, COMECE. OUSADIA TEM GENIALIDADE, PODER E MAGIA" Goethe

Aaron

Um comentário:

  1. Bacana, bacana!
    que bom ver seus posts e saber tudo oque está rolando, as vivencias e impressões.
    PAZ AMOR LUZ irmão!

    ResponderExcluir