domingo, 27 de setembro de 2009

13º dia no Canadá

Salve queridos navegantes.. aqui a nave esta a todo vapor.. ou a toda eletricidade.. rsrs..

Mais uma semana completa e sinto que meu trabalho aqui esta sendo muito apreciado. Esta semana conheci um menino, Jeff, 11 anos, muito coordenado, muito bom nos esportes, mas com um déficit de atenção, simplesmente não para em sala de aula, ninguém tem controle dele e ele faz o quer. Aaron, de uma atenção especial ao Jeff. Shure! Nos primeiros dias me aproximei como um amigo, para conhece-lo. Depois comecei aos poucos pedindo para ele fazer os exercicios, com calma, e notei que ele até começa, mas logo em seguida perde o interesse. Só faz o que realmente gosta. Por esse motivo suas notas e sua presença é mínima. Mostrei bolas de malabares e sua atenção foi intensa. Talvez ele não precise saber de nada, apenas viver o que sente.
É dificil implantar uma disciplina didática e autoritária a esses meninos com déficit de atenção, talvez conquista-los pelos seus próprios interesses. E apartir dai aprofundar assuntos importantes para sua vida como uma simples conta de matemática.
Aqui o problema com o álcool é grave, e principalmente na gravidez. Talvez por falta de informação ou simplesmente pelo vicio da droga, uma droga implantada em sua cultura. Por quem não sei.. rsrs...

Há dois dias fiz uma viagem a capital do estado, Yellownighf, uma cidade rica, organizada e pacifica, aonde as pessoas vivem bem. A educação é de primeira. Mas os mercados é tudo processado, enlatado e artificial. Fiquei na casa da familia da diretora da escola aonde trabalho, lá conheci um Iraniano que trabalha com medicina natural, mais duas crianças e um high school, tivémos uma idéia de um projeto de concientização dos alimentos. Fomos ao mercado e tiramos fotos de todos os produtos, cada um com uma camera, foi um tanto divertido, ainda mais com duas crianças extremamente inteligentes, meu pórta vóz, um menino de 10 anos que conversa como um adulto, falava ás pessoas que perguntavam o que estavamos fazendo, "somos de um projeto de educação e concientização alimentar", as pessoas riam e eu só dizia, "yes". Tive muito orgulho do Brasil e de fazer parte de uma ONG que pensa no meio ambiente e na saúde. Estou representando o GEAE (Grupo de Estudos de Agricultura Ecológica e Desenvolvimento Sustentável) aqui no canadá.
Tenho adquirido mais alguns instrumentos musicais por aqui, a musica tem aparecido com grande força.
Jhonny Cash é o Chico Buarque do local, todo mundo curte o cara, eu também.

Daqui a dois dias vou acampar com a escola, 10 dias embrenhado na natureza. Confesso estar um pouco ansioso, nada de alimento processado, só caça e pesca, sem energia elétrica e muito frio. Na volta conto como foi essa experiencia.

Tenho conhecido mais alguns lugares mágicos por aqui, como o Kakisa River. A natureza por estes lados é magnífica.
Ontem na volta de Yellownighf, 300 km de estrada deserta, um Bisão atravessou a frente do carro, por sorte Louis (a diretora) estava atenta e freiou na hora certa, apenas bateu nas pernas desse enorme e assustador animal, não imaginei que iria me aproximar tanto desse animal. Funny!

Bom, até a volta do acampamento! Espero ver algum Bear... Moose.. Wolf... Eagle...

Um comentário: