quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Trocando

Depois de um mês de adaptação, do choque cultural, sinto que agora as coisas começam a melhorar. Meu trabalho começou a fazer um sentido maior. Minha missão está começando a clarear.
Lembram do pequeno Jeff? Aquele menino extremamente arteiro e com um imenso espírito de liberdade que ninguém na escola pode com ele? Pois é.. ele é minha missão.
Eu recebi um plano de aula para "cuidar" dele. Ele foi separado de todos os alunos e seu único professor sou eu.
De manhã cedo sempre foi muito difícil, pendurar sua jaqueta no ármario, trocar a bota pelo tênis interno, 3 letras do alfabeto por dia, café da manhã na cozinha, logo após contas simples de matemática, depois jogos educativos no computador, esporte, biblioteca, microscópio e almoço. Até chegar e esse ponto ele já tinha sido mandando embora para casa porque teria disparado o alarme de incêndio, falar umas besteiras para os professores (essa parte não tenho muito problema porque não entendo, rsrs!), entrado em salas de aulas de outras turmas, se fingir de morto no meio do corredor depois sair correndo em disparada fugindo de todo mundo.. e rindo.. claro! Além de brincar de se esconder comigo o tempo todo, só que só ele se esconde, não tinha muita graça pra mim.. rsrs.. Mas depois do almoço o plano é o seguinte: primeiro eu conto uma história social, como fazer um favor.. e ele desenha uma ação. Depois iríamos para fora do colégio fazer algum exercício, que eu não imaginava o que poderia ser. Duas semanas tentando esse plano e nada.. até... ONTEM!
Ontem tive um insight, uma luz, que me disse para não encostar nele e nem levantar a vóz, ser calmo, pleno, na paz.. confesso que era diferente, por ver como os outros professores o tratam, "ninguém tem paciência comigo", ninguém tem mesmo, e eu ia na onda. Como ontem mudei meu modo de ser, na verdade eu voltei a ser eu mesmo, me encontrei e comecei a enxergá-lo de outra forma. Ele fez o plano todo. E para minha surpresa, a parte extra escola, quem é o professor é ele meu amigo.
Pequeno Guerreiro.. não tem outra definição, quanto eu via suas atitudes, alguma coisa me dizia que ali dentro tem um índio forte, eu estava certo. Os professores me falam que ele tem problemas mentais porque a mãe bebia na gravidez. Eles estão enganados.
O que ele foi me ensinar a caçar coelhos silvestres, ( o Canadá é um país enorme, com pouquíssimas pessoas, sem terra para plantar qualquer alimento porque é muito frio, e muitos animais, livres, em abundância) com armadilha, snar (não sei o nome em português). Snar é muitos simples, com arame, faz-se um círculo e coloca-se no caminho dos coelhos, é muito interessante ver como é a vida selvagem, na mata. Colocamos 8 snars ontem e mais 5 hoje, fechando 13.
Voltando a falar do pequeno Jeff, ou Little Jeff, porque o professor que também ajudo é Big Jeff, sinto-me honrado de estar trocando com essa criatura, ver o cuidado que ele tem comigo, me indicando o melhor lugar para pisar, atravessamos um lago congelado, me ensinando os melhores lugares para colocar snars, como não se perder na mata e como dispistar o cheiro humano, esfregando uma planta cheirosa nas mãos. Ontem fomos só com as armadilhas, hoje ele já veio com uma machadinha, fósforos para fazer-mos uma fogueira, e até um sanduíche que compartilhou. Outro momento interessante foi ele começar a fazer um trabalho sem falar nada, como se estivesse preparando uma surpresa, cortou algumas pequenas árvores e fez um banco, e confortável.
Hoje foi um dos meus melhores dias aqui até agora.
Continuarei compartilhando minhas experiências.
Deixo uma foto do guerreiro e sua ferramenta de trabalho.

PS:. Se observarem ao fundo da foto que tem um machadinho, tem um SNAR armado. Dá para ver salvando em seu computador e utilizando um zoom.

A parada aqui é roots irmão!

3 comentários:

  1. Salve grande muita força por ai...
    Aqui nas terras tupiniquins o sol
    começa a dar o ar da graça com mais vigor

    E é isso mesmo... quem é que ensina o que? Pra quem???

    Sempre aprendizes, crescendo, trocando


    Ahooooo
    André

    ResponderExcluir
  2. Amado.
    Todos podem ser amados.
    Amor é sua força, é seu ser, é sua luz.
    Amor Jeff irá receber e trocar.
    E quando menos perceber, Jeff semeará por todo canto o amor que ele aprendeu a compartilhar.
    Vida Muluc!
    Te amo por você ser amor, do Paraná ao Canadá, sem fronteiras.
    Beijos*luz hermanito.

    ResponderExcluir