quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Plantando sementes

Há dias venho me questionando com relação a alimentação. Em um país com uma economia tão forte, a alimentação é tão fraca. Passei alguns dias refletindo, como será passar 10 meses assim. Em uma das minhas viagens a Yellowknife (capital do estado) tive a sorte de encontrar o nosso tão abençoado feijão de cada dia orgânico e a granel, claro que 20x mais caro que no Brasil. Ontem tive a idéia de plantar os grãos em sala de aula, junto com os alunos, depois do almoço que é o horário do intervalo aqui.
Almoçando hoje com os professores (geralmente sou mais observador, se eu for falar tudo que penso de uma vez só volto para o Brasil no dia seguinte, rsrs! ) alguns começaram a falar sobre a alimentação, sobre os enlatados e sobre o que cada um comia. Começou a ficar interessante, uns 7 professores discutindo, até que jogaram a bola pra mim, senti que esse era o momento de abrir a boca, sim, falei tudo que pensava a respeito e expliquei como é no Brasil. Você ter uma horta em casa, plantar suas hortaliças, orgânica, comer frutas do pé, variedade de frutas, vegetais, etc.. Comida de verdade, aqui é de mentira, transgênica, como já havi falado antes. Mas a melhor parte é que eu estava com os feijões organicos na minha mochila e mostrei para os professores, os olhares de espanto e curiosidade, como se eles estivéssem vendo aquilo pela primeira vez, ganhei metade do dia, porque ainda viria as crianças.
Todos os dias as crianças se atrasam pelo menos meia hora, antes do intervalo eu falei sobre o projeto e esperava todos na hora exata. Carácas bixo!! A minha alegria de ver todos esperando ansiosos na porta me fez arrepiar. Peguei terra boa, copos de isopor (infelizmente não achei outra alternativa sustentável), água, luz, as fases da lua, expliquei tudo, e as sementes.. parecia que eles não acreditavam que era de verdade e que poderia ter uma vida ali.
Agora só me resta confiar nas sementes, que os frutos virão.

Um comentário:

  1. o leke, deixou espaço rpa crescerem as raizes pro povo ver flor e bainha e feijão?!
    ei quero saber o fim dessa historia!
    abrço

    ResponderExcluir