sábado, 9 de janeiro de 2010

Bom/Mau Papo

Depois de 2 semanas viajando pelo Noroeste Canadense, pelas províncias de British Columbia, Northwest Territories e Yukon, fazendo a famosa e bela estrada Alaska Highway, volto á Fort Providence.
Hoje almocei com duas índias e outra voluntaria e tivemos uma interessante conversa sobre as mudanças do mundo, e foi de muito prazer ouvir da índia sábia chamada Laura, tudo aquilo que até hoje ninguém quis tocar no assunto, apesar de não ser algo bom. Uma grande empresa veio a este lugar explorando ouro e diamante e trouxe o exército para defender seus interesses. Mas além de retirar toda a riquesa, deixou uma imensidão de lixo e destruição natural, como poluição dos rios, invasão das terras indígenas e a caça desenfreada de animais silvestres, mais por esporte do que pela própria sobrevivencia. Os peixes não tem o mesmo gosto. E pra quê? Simplesmente porque o homem não esta mais interessado no SER, e sim no TER.
Mas algo muito interessante que ouvi de Lorna foi sua visão sobre o ano de 2012, que até agora ninguém tinha falado sobre e eu pensava que era apenas uma visão latina americana sobre o futuro próximo. Ela disse que desde quando era jovem já ouvia de seus pais e avós falarem sobre esta data. E todos os sinais estão claros para ela. Isso me arrepiou. Falou também sobre a tecnologia que chegou aqui e as crianças não sabem mais como é a sobrevivencia na mata. Por isso se diz estar preocupada com suas crianças, pois não estão preparados para a grande mudança.
Após esse encontro conversei com minha família no Brasil que me contaram sobre as últimas catástrofes, Buzius, Angra dos Reis, Rio Grande do Sul e Belo Horizonte, São Paulo e a guerra civil entre a policia e o tráfico no Rio, que não é de hoje.
Realmente os sinais estão claros em todo o mundo. Mas acredito e gosto dessa mudança que esta por vir, pode ser que depois nós voltemos a pensar no SER.

Aaron Ramathan

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Para que serve o ouro e o diamante se não serve para construir nossas casas, nem para nos alimentar, nem para nos aquecer. Ele é da Terra, sua função é ficar nela, e tudo isso que está acontecendo é por um estúpido pensamento egoísta de alguém que poluiu nossos rios"
    Palavras de Lorna

    ResponderExcluir