sábado, 6 de fevereiro de 2010

Salve!













































O mês de Janeiro foi um tanto quanto interessante, apesar do frio (nenhuma surpresa), comecei um novo projeto, de resgate da cultura DENE com alguns alunos que não estão muito interessados em sala de aula. Então, vamos aprender a sobreviver no gelo.








Um dos caçadores da comunidade nos leva (eu e os outros pequenos aprendizem) todas as manhãs a aprender a caçar. Uma grande experiencia que é preciso ter frieza, pois caçamos Castores, Wolverin, Coelhos, entre outros, e é claro, pesca.
















Mas o que eu mais observo é a força desse povo, hoje em dia é fácil, pois tem aquecedores e super mercado, mas antigamente viviam em Típis e alimento só de caça, roupa só a pele dos animais, e enfrentavam temperaturas de 40 abaixo de zero com seus pequenos filhos que mantiam próximos a fogueira para manter aquecidos. E não faz muito tempo que isso mudou. Mudou para melhor? Em partes sim, mas a pior perda foi o respeito pela








mãe natureza quando os colonizadores trouxeram contigo o vírus do capitalismo. Hoje a caça é negócio. Business!!
















Não tenho muito mais o que falar, só dizer que tenho aproveitado para andar de ski, tobogã em ladeiras e patins no gelo. A neve também tem sua diversão e beleza.
















Mahsi cho!








Nenhum comentário:

Postar um comentário